domingo, 6 de setembro de 2009

Adolf Born

Adolf Born é um grande artista Checo que nasceu em 1930. Primeiro trabalhou como cartunista, depois se dedicou aos livros e filmes de animação que o tornaram conhecido dentro e fora das fronteiras Checa. Calcula-se que o autor tenha em média 362 livros publicados e 64 filmes. Participou de mostras e exposições individuais e coletivas. Algumas grandiosas. Como em 2008, na Grécia, homenageando retrospectivamente parte de toda sua vida e obra.
O domínio do Born é a arte gráfica, especialmente a técnica da litografia. Seus desenhos têm fantasia e humor. A representação humanizada de animais é o grande destaque nas suas criações. Como também a representação cultural através da imagem. É assim que o artista agradece aos leitores visuais, desenvolvendo um gosto especial para os países que visitou e que são frequentemente destacados em suas obras.
É esse espírito livre e ilimitado que faz um artista pesquisar sempre mais. Acho que é assim que Born faz para descobrir a si mesmo e a nós também. BORN.

4 comentários:

Lígia Pin disse...

Gostei muitão! Inclusive de todos os links que podemos acessar por lá... ;o)
Beijos

Clarissa Padovani disse...

André! É sempre muito bom conhecer mais sobre os ilustradores que dão vida a uma história e nos remete as diversas memórias. É muito bom que o Brasil tenha em você um dos artistas mais expressivos que trazem alegrias não somente às crianças quanto aos adultos. E voltar no tempo é algo que precisa ser resgatado. Espero que você continue produzindo mais e mais, pois a Literatura nacional precisa de artistas do seu porte. Agradeço demais a sua vinda no Colégio e a Oficina agregou muito valor ao meu trabalho! Sucesso e muitas vitórias na sua trajetória.
Beijo
Clarissa Padovani

María W. disse...

¡Absolutamente maravilloso!

Lissa disse...

Oi André! Obrigada por dividir com a gente um pouquinho sobre os artistas que te inspiram! Um beijo enorme, Larissa